Perguntas Frequentes

2ª APLICAÇÃO ENEM (EVOLUCIONAL)

Confira abaixo as principais perguntas e respostas sobre a segunda aplicação do Simulado Enem 2018.

P: As provas chegaram? 
R: Se sim, leia atentamente o arquivo anexo que segue neste e-mail. Trata-se do manual de recebimento e de envio de material. Caso algo esteja faltando, entre em contato com o seu assessor pedagógico ou diretamente com a central de atendimento do nosso parceiro Evolucional (contato consta no manual em anexo).
Se não, aguarde até o dia 16 de maio – prazo máximo da nova transportadora para entrega total das provas.

P: Qual o dia oficial da aplicação?
R: Seguindo o calendário do SFB, os dias oficiais para aplicação são 20 e 27 de maio. No entanto, as escolas parceiras têm a flexibilidade de aplicar as provas na segunda-feria seguinte aos dias oficiais, ou seja, 21 e 28 de maio.

P: Existe problema em aplicar fora dessas datas?
R: Sim. A aplicação fora desse período vai comprometer o sigilo de prova, pois, no dia 29 de maio (terça-feira), o gabarito será liberado para todas as escolas parceiras pela plataforma Evolucional. Sendo assim, solicitamos os compromisso e engajamento de todos para cumprir a data oficial.

P: Como será o envio dos cartões respostas?
R: O processamento dos cartões será feito pela equipe técnica do Evolucional, portanto as escolas devem enviar os cartões-resposta pelos correios em um único envio a ser feito entre os dias 28 e 30 de maio. Para isso, cada escola tem um número e-ticket para realizar a logística reversa. Leia as instruções detalhadas no manual em anexo.

P: Qual o número e-ticket da minha escola para enviar os cartões?
R: Foi enviado por e-mail para cada escola pela Assessoria Pedagógica.

P: O que acontece se o prazo de envio dos cartões não for cumprido?
R: A escola assumirá os custos de envio, bem como o atraso no processamento dos seus resultados.

P: Como será a liberação de gabaritos?
R: O SFB liberará para as escolas o gabarito do 1º dia de prova no dia 22 de maio e, do 2º dia de prova, no dia 29 de maio.
Cada escola libera para seus alunos pela plataforma Evolucional. Para saber como é esse procedimento, veja o vídeo em nosso Blog de Implantação.

P: O que devo receber na caixa da Evolucional?
R: Dentro da caixa, sua escola receberá um checklist para conferência. No Menu “simulado / tutorial” (aqui no blog) existe um manual sobre envio de materiais. Recomendamos a leitura atenta do manual.

P: Quais os riscos de extravio dos cartões pelo Correio? O que fazer nesses casos? 
R: O risco é mínimo, mas a recomendação para eliminar qualquer risco é fazer um backup dos cartões escaneando ou fotografando.

P: Os resultados são liberados a partir da inclusão dos cartões na plataforma ou apenas no mesmo dia para todos?
R: Vai acontecer na medida que chegam os cartões e a Evolucional faz as inclusões no sistema. Assim, as escolas que mandarem primeiro, terão acesso primeiro.

P: O resultado só sai após correção da redação?
R: Não, o resultado parcial (das provas) é liberado sem a correção da redação, o que agiliza a disponibilidade de resultados. A data máxima para garantir o resultado com a redação é 22/jun.

P: Escola e alunos visualizam os resultados juntos? Tem liberação de resultado primeiro pra escola?
R: Escola e alunos visualizam ao mesmo tempo.  O resultado será disponibilizado a medida que evolucional subir os cartões. Portanto a escola que for ágil no envio dos cartões terá seu resultado mais rápido.

P: Consigo visualizar o resultado por TCT e TRI? 
R: Sim. Existem 3 planilhas de resultado para a escola (por aluno): quantidade de acertos, percentual de acertos e TRI. Tudo segmentado por áreas do conhecimento.

P: O ranqueamento é liberado junto com o resultado? 
R: Sim. Existe o ranking interno (posição do aluno dentro da escola).

P: Existe ranking de escola? 
R: Não. O ranking é dos alunos da mesma escola.
A escola pode comparar o resultado do simulado dela com o resultado oficial do Enem 2015 dentro da plataforma evolucional.

P: Qual o prazo máximo de chegada do boletim impresso?
R: O boletim chegará por volta do dia 6/julho, ou seja, até 50 dias pós aplicação.

P: O boletim estará disponível na plataforma? A partir de quando? 
R: Sim. A partir do resultado final. O aluno não ver o boletim na plataforma, somente a escola. Ela baixa o arquivo em pdf que tem todos os boletins. Se ela não topar esperar a chegado do boletim impresso, então ela pode imprimir desse arquivo ou ainda dividir o arquivo em vários para enviar digitalmente para os alunos.

P: Existe resolução e comentários dos itens?  
R: Sim. Com a liberação do gabarito, os alunos acessarão na plataforma Evolucional as resoluções escritas e em vídeo de cada item do simulado.

—————–

Sobre a 3º aplicação do Simulado Enem:
– 11 a 29.junho: período de inscrição para 3º aplicação do simulado Enem.